Dra. Sara Ferreira

Home » Corpo Clínico » Dra. Sara Ferreira
Dra-Sara-Ferreira-Psicomotricidade - Clinica MIM

Dra. Sara Ferreira

Psicomotricidade

ESPECIALIDADE
– Perturbações do Neurodesenvolvimento (Incapacidade Intelectual; Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, Perturbação de Aprendizagem – Dislexia, Disgrafia)
– Dificuldades na gestão dos processos de atenção (seleção, focalização e coordenação de estímulos)
-Problemas na autorregulação do comportamento (impulsividade, agitação, desinibição, agressividade, oposição)
– Dificuldades nas funções executivas (capacidade de planeamento, a monitorização da própria ação, a capacidade de síntese e análise)

ÁREAS DE INTERVENÇÃO
– Intervenção na área da saúde, em quadros demenciais e Epilepsia
– Intervenção Terapêutica na Depressão, Luto, Ansiedade, Transtorno de Pânico e Fobias, Perturbação Alimentar e Perturbações de Personalidade
– Desenvolvimento de Terapias de Grupo
– Estimulação e Reabilitação Cognitiva
– Testes de Personalidade

UNIDADES
Braga

PERCURSO FORMATIVO E PROFISSIONAL

É licenciada em Reabilitação Psicomotora, pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, Mestre em Estudos da Criança – Intervenção Psicossocial com Crianças Jovens e Famílias, pela Universidade do Minho. Pós-graduou- se em Psicomotricidade e Ciências da Educação – Educação Especial. Tem frequentado cursos de formação contínua em áreas como: Dificuldades de Aprendizagem, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção e Intervenção Precoce.

É técnica da mim – Clínica do Desenvolvimento onde desempenha funções na área de Psicomotricidade, desenvolvendo um trabalho de avaliação e intervenção psicomotora ao nível preventivo, educativo e de reabilitação em crianças e adolescentes, em articulação direta com creches, jardim-de- infância e centros de estudo.

Para além desta prática clínica, é técnica especializada num Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), onde dinamiza atividades terapêuticas no meio aquático, em sala snoezelen (estimulação multissensorial) e aulas de pilates. Colabora com sessões de equitação terapêutica, projetos de voluntariado e envelhecimento ativo.