Prof. Catarina Araújo

Home » Corpo Clínico » Prof. Catarina Araújo
Prof-Catarina-AraujoProfessora-de-Educacao-Especial - Clinica MIM

Prof. Catarina Araújo

Prof. de Educação Especial

Ac. à Criança com Dislexia e outras Dificuldades

ESPECIALIDADE
– Ensino Básico 1.º Ciclo
– Dificuldades de Aprendizagem Específicas
– Educação Especial – Domínio Cognitivo Motor

ÁREAS DE INTERVENÇÃO
– Perturbações do Neurodesenvolvimento (Perturbações da Aprendizagem Específica
– leitura, escrita e matemática; Perturbações da Comunicação; Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção; Incapacidade Intelectual; Perturbações do Espetro do Autismo e Perturbações Motoras)
– Intervenção na leitura (Consciência fonológica; identificação do princípio alfabético; reconhecimento e descodificação da palavra/vocabulário; fluência e precisão; compreensão)
– Intervenção na escrita (fonética e fonologia; ortografia; semântica; morfologia e sintaxe; pragmática)
– Autorregulação para a leitura e escrita (compreensão do oral, da leitura e da escrita; expressão escrita – tipologia; estrutura e coesão textual; fluência)
– Intervenção na matemática (numeração; álgebra; geometria, medidas; probabilidades e análises de da dados)
– Autorregulação para a matemática (identificação, compreensão e resolução de problemas)

UNIDADES
Braga

PERCURSO FORMATIVO E PROFISSIONAL

É licenciada em Ensino Básico 1.º Ciclo, Mestre em Educação Especial – Dificuldades de Aprendizagem Especificas (DAE), Doutorada em Estudos da Criança – Educação Especial e Professora especializada no domínio cognitivo- motor, pela Universidade do Minho (UM). É especialista no modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD), autora do modelo de intervenção SRSD+ICT e investigadora na UM. Tem frequentado cursos, nacionais e internacionais, na área da Educação Especial como: Autorregulação na leitura e escrita, Estratégias de autorregulação na matemática, Consciências fonológica, Ler e escrever para aprender, Perturbação do Espetro do Autismo; Perturbação de Hiperatividade/défice de atenção, Intervenção Precoce e Tecnologias.

É técnica de Apoio Pedagógico Personalizado na mim – Clínica do Desenvolvimento, onde faz avaliação e intervenção pedagógica junto de crianças e adolescentes, em articulação direta com os diversos agentes educativos. Também presta serviços de intervenção reeducativa com adultos.

É formadora nas áreas de dislexia disortografia, disgrafia, discalculia, Modelo SRSD, Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Modelo de Resposta à Intervenção (MRI). Colaboradora com a Associação de Pais e Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (APPDAE).

Autora de artigos científicos; moderadora e oradora em congressos nacionais e internacionais (comunicações e posters) nas temáticas: DAE, Estratégias de intervenção na leitura e na escrita, Modelo SRSD, MAD e MRI e tecnologias.

Para além de participar e colaborar em projetos de investigação, nacionais e internacionais, ligados à educação e à aprendizagem; também é convidada para ministrar aulas na licenciatura em Educação Básica e nos mestrados de Educação Especial e de Tecnologia Educativa na Universidade do Minho.