Dra. Catarina Vasconcelos do Amaral

Home » Corpo Clínico » Dra. Catarina Vasconcelos do Amaral
Clinica MIM Dra-Catarina-Vasconcelos-do-Amaral-Pedopsiquiatria

Dra. Catarina Vasconcelos do Amaral

Pedopsiquiatria

ESPECIALIDADE
– Psiquiatria da Infância e Adolescência 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO
– Perturbações da primeira infância (problemas de sono, alimentares, emocionais)
– Perturbações do Neurodesenvolvimento
– Perturbações Emocionais (Ansiosas e Depressivas)
– Perturbações do Sono e Alimentares

UNIDADES
Braga / Guimarães

PERCURSO FORMATIVO E PROFISSIONAL

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade do Minho em 2011 e fez formação específica em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Pediátrico de Coimbra.

Dedica-se à pedopsiquiatria geral, com um enfoque particular em doenças do neurodesenvolvimento, perturbações da primeira infância e perturbações de ansiedade.

Tem apresentado vários trabalhos nestas áreas e frequentado diversos cursos de formação específica e estágios no estrangeiro, dos quais se salienta a formação intensiva de neuropsicofarmacologia da infância e adolescência ministrada pela ECNP(European College Of Neuropsychopharmacology) em Itália e um estágio no Royal Children’s Hospital em Melbourne, Austrália, com o Dr. David Coghill – referência mundial na área da PHDA. É autora de vários artigos publicados em revistas científicas. Fez ainda a adaptação para português do livro “Integrated Behavioral Therapy for Treating Children With Selective Mutism” de Lindsey Bergman – Terapia Comportamental Integrada para Crianças com Mutismo Seletivo. Foi também a coordenadora da tradução do Manual de Classificação Diagnóstica das Perturbações de Saúde Mental e do Desenvolvimento da Infância (DC: 0–5 ™).

Fez uma breve formação em Terapia Cognitivo Comportamental e encontra-se a concluir a formação em Diretor de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama.