Preparação para o parto e parentalidade – o momento de aprender a “amar pelos dois”

« (…) As Parteiras/ Enfermeiras foram boas ouvintes, conselheiras, amigas e companheiras. Finalizei o curso com confiança e esperança nesta nova etapa que iria começar»

Catarina Gonçalves

 

« (…)Todo o apoio que me deu não é fácil colocar em palavras»

Joana Macedo

 

«Não lhes chamo Enfermeiras Parteiras, para mim são fadas! (…) Fadas com quem aprendi o máximo que podia, partilhei dúvidas, medos. A preparação para o parto fez-me sentir segura e mais tranquila»

Mara Araújo

Se começou a pensar ser mãe/pai ou se já está à espera de um filho, então chegou o momento de “amar pelos dois”! E para isso nada melhor que ter a sua Parteira que a/o vai ajudar a preparar e a vivenciar em pleno um momento único!

A Enfermeira Parteira, é um profissional autónomo que trabalha em parceria com a mulher/casal/família e com a comunidade, com o intuito de atingir o sucesso na gravidez, no nascimento e ao longo do ciclo reprodutivo da mulher. Atua, ainda, nas áreas de planeamento familiar, do diagnóstico e vigilância da gravidez normal, na realização de programas de PREPARAÇÃO PARA O PARTO E PARENTALIDADE, na assistência e realização do parto normal, na vigilância do puerpério, assim como no cuidar da puérpera e recém-nascido, permitindo assim vivências positivas da sexualidade e parentalidade.

A Enfermeira Parteira preocupa-se com a excelência de boas práticas focando os seguintes itens:

  • No pré-parto: fenómenos físicos e psíquicos da gravidez, o que fazer na vigilância pré-natal, significado e função da dor, a bacia da mulher e as posições do bebé e o que comprar para o enxoval do bebé;
  • No parto: fases do trabalho de parto e o que fazer em cada uma delas, posições da mãe para ajudar na descida do bebé, como controlar a dor até ao momento certo para fazer ou não epidural;
  • No pós-parto: banho e cuidados de higiene ao bebé, caraterísticas do bebé, choro, como acalmar um bebé – técnica dos 5S’s, cuidados a ter no puerpério, legislação e direitos, benefícios/vantagens/problemas na amamentação.

Na preparação para o Parto nasce uma relação de empatia e confiança entre Parteira/mulher/casal/família dissipando-se medos, esclarecendo-se dúvidas, partilhando momentos e, sobretudo, aumenta-se a confiança da mulher na sua capacidade de parir, de “dar à luz”! Torna a experiencia do parto gratificante e única, promove o desenvolvimento das competências no cuidar do seu recém-nascido, sem medos, sem tabus, sem receios…

Quando falamos de preparação para o parto torna-se de extrema importância falar da amamentação, para todas as mulheres que assim o desejarem, ou não. As mulheres que, por opção, não queiram amamentar, também precisam de esclarecimento e apoio da Parteira para esta decisão.

E mais uma vez, é imperativo “Amar pelos dois”! O que para muitas mulheres é fácil, para outras é difícil. É importante reaprender aquilo que é inato no ser Humano. Por isso, a mulher é convidada a treinar a amamentação durante as sessões de preparação para o Parto, a sentir confiança em si mesma, e lidar com a amamentação de uma forma segura e saudável, sabendo que conta connosco quando tiver o seu filho ao colo e surgir a primeira dificuldade.

Carla Henriqueta

Enfermeira Parteira em Saúde Materna e Obstétrica

mim – Clínica do Desenvolvimento